É bastante importante que qualquer um que seja candidato no Enem se prepare adequadamente para fazer as provas de Redação e também as de outras áreas. O preparo vai além de saber simplesmente qual a estrutura do texto. O aluno precisa ainda entender quais os mecanismos que permitem fazer e entender os textos corretamente. A compreensão das funções da linguagem, por exemplo, é requisito para a construção de um texto nota 1000. Neste artigo, vou começar a falar desses assunto.
Guia sobre funções da linguagem
De acordo com a intenção do falante, com as escolhas e combinações realizadas e com os elementos da comunicação sobre os quais se centra a mensagem, é possível reconhecer diferentes funções da linguagem.
Importante
Veremos, a seguir, as seis funções básicas da linguagem. Entretanto, como afirma o linguista Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos [...] encontrar mensagens verbais que preenchessem uma única função. A diversidade reside não no monopólio de alguma dessas diversas funções, mas numa diferente ordem hierárquica de funções. A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante", (Jakobson, Roman. Linguística e comunicação. são Paulo: Cultrix, 1970. p. 123.)Isto é, em uma mesma mensagem verbal, é possível reconhecer sempre mais de uma função. Por outro lado, em toda mensagem prevalece uma das seis funções.
Função referencial - a mensagem centrada na informação
A mais comum das funções da linguagem é a que se volta para a informação, para o próprio contexto. A intenção é transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo. Quando isso ocorre, fica caracterizada a função referencial.
Referente: "A linguagem consiste numa operação pela qual os homens se comunicam a respeito dos objetos da realidade interior ou exterior sem interferência direta deles. Essa operação não manifesta o real, mas o transforma, o real, a coisa, é o referente. Através da linguagem, une-se uma imagem acústica a determinado conteúdo de pensamento, que é a representação mental do referente".
Enciclopédia Mirador Internacional
Na função referencial, normalmente prevalece o texto escrito em terceira pessoa, como nos casos de trabalhos científicos e noticiários jornalísticos. Isso significa que o texto estará centrado no referente, ou seja, naquilo de que se fala (a terceira pessoa gramatical). Prevalece a ordem direta e o sentido denotativo das palavras (daí a função referencial também ser chamada denotativa), como se observa no texto a seguir:
USP cria tecnologia para monitorar via PC temperatura de animais
Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga estão monitorando a temperatura de animais a distância, via computador. O sistema, inédito no mundo, está sendo testado em dez vacas leiteiras da raça holandesa.Por meio de chips e sensores, um software recebe informações sobre a temperatura do animal. Esses dados podem ser usados para melhorar o manejo, proporcionando mais conforto ao rebanho e aumento da produção. O equipamento deverá ser validado até o final de 2004, com previsão de disposição para escala industrial já em 2005.
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/inovacao/ultimas/ult762ul964.jhtm>. Acesso em: 30 maio 2004.

Postar um comentário