Exercícios de identificar tema central de uma dissertação


exercício-enem-interpretacao-descomplica (13)Algumas questões são bastante importantes quando pensamos na participação do candidato no Enem. Uma delas é que durante a inscrição do Enem 2017 o participante criará uma senha pessoal e receberá o número de inscrição. Esta informação deve ser guardada para acessar o acompanhamento de inscrição bem como acessar os demais programas educacionais pretendidos pelo participante. O local de prova será informado no cartão de confirmação que será enviado no e-mail informado em até 30 dias da data das provas do exame. Será responsabilidade do participante conferir o local no e-mail ou na página de acompanhamento de inscrição.

Questões de Português com gabarito

AS QUESTÕES DE 33 A 36 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VII.

TEXTO VII

ASPECTOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO

Conhecimentos envolvidos no processo de produção do discurso escrito

Cecilia Goulart (UFF)

O conhecimento do discurso oral que a criança possui ao entrar para a escola a caracteriza como participante de um grupo social, no qual ela se reconhece como integrante, assim como é reconhecida. Seu modo de falar, sua cultura oral, se organiza como um sistema de referências, identificando-a socialmente.

É compreensível que a criança se utilize dos conhecimentos que detém como usuária da linguagem oral, para refletir e começar a usar a linguagem escrita. Ela deve ir aprendendo, aos poucos, que estes conhecimentos não podem ser simplesmente transferidos para a linguagem escrita, até porque não lhe são suficientes. Os conhecimentos necessários para a produção do texto oral diferem daqueles necessários ao texto escrito. Há aproximações e afastamentos que são dependentes do gênero de texto que vai ser produzido e das condições de produção do mesmo. Há textos que são escritos de modo altamente informal, como bilhetes para pessoas próximas, e há textos orais produzidos de modo bastante formal, isto é, com um forte controle sobre os aspectos gramaticais e sobre as palavras que estão sendo utilizadas. Logo, não podemos falar em uma oposição da língua oral em relação à língua escrita, mas de um contínuo com semelhanças, diferenças e particularidades. Os processos de produção das duas modalidades da linguagem verbal, por sua vez, demandam conhecimentos e reflexões diversas.

Apresentamos, abaixo, em linhas gerais e amplas, diferentes tipos de conhecimentos que estão envolvidos na produção escrita do texto, salientando que os organizamos separadamente para fins de exposição, por isso, em alguns momentos, os conhecimentos se superpõem. Na verdade, no momento de produção do discurso, os vários conhecimentos coexistem e interagem complexamente.

(a) conhecimento da linguagem escrita como uma nova forma de linguagem, consagrada socialmente, para ler e dizer o conhecimento de mundo; esta linguagem, como espaço de interlocução, pressupõe um determinado leitor, o conhecimento deste leitor e a relação escritor/leitor;

(b) conhecimento relativo às especificidades da produção do texto escrito, em relação à produção do texto oral, ressaltando-se que aquele é produzido distante da situação de enunciação, o que exclui a possibilidade de uso de procedimentos paralingüísticos (gestos, entonação e outros), além da falta de fluxo contínuo falante/ouvinte que cria a possibilidade simultânea de auto-correções e reelaborações;

(c) conhecimento do sistema alfabético-ortográfico da língua portuguesa, de critérios de segmentação de palavras e das arbitrariedades de ambos;

(d) conhecimento relativo à organização dos variados tipos de textos, tanto em nível de orientação gráfico-espacial, quanto em nível discursivo, considerando-se a hierarquização, a organização e a recorrência das informações;

(e) conhecimento relativo à coerência e coesão textual escrita, tanto em nível local, quanto em nível sintático-discursivo (gerador de diferentes textualidades). Incluo aqui os sinais de pontuação.

Assim, o aprendizado de produzir textos é complexo por envolver uma gama enorme de conhecimentos e a coordenação destes conhecimentos.

(FORTALEZA. Secretaria de Educação. Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas. Proposta curricular – ensino de língua materna nas séries iniciais. 2 ed. Fortaleza, 1998. Cap. 02, p. 14-15, apud GOULART, Cecília. ASPECTOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO. Fortaleza, Programa de Inovações no Ensino de Língua Materna.)

QUESTÃO 33 (Descritor: depreender idéia central de um texto e produzir uma síntese adequada do texto.)

Assunto: Como se produz sentido/procedimento de leitura/resumo.

Leia o texto acima e faça, na margem, sumarizações parciais. Em seguida, produza um RESUMO que faça referência ao texto de origem e que seja adequado à recuperação de suas idéias centrais. Tenha como destinatário o seu professor, portanto, seu resumo deve estar construído de forma a permitir uma compreensão global do texto.

Releia o seguinte trecho do texto para responder às questões 34 e 35:

“Há textos que são escritos de modo altamente informal, como bilhetes para pessoas próximas, e há textos orais produzidos de modo bastante formal, isto é, com um forte controle sobre os aspectos gramaticais e sobre as palavras que estão sendo utilizadas. Logo, não podemos falar em uma oposição da língua oral em relação à língua escrita, mas de um contínuo com semelhanças, diferenças e particularidades. Os processos de produção das duas modalidades da linguagem verbal, por sua vez, demandam conhecimentos e reflexões diversas.”

QUESTÃO 34 (Descritor: depreender idéia central de um texto e produzir uma síntese adequada do texto.)

Assunto: Língua Portuguesa: variação e mudança/procedimento de leitura/contínuos.

Com base no trecho apresentado e nos tópicos trabalhados em sala sobre variação lingüística, faça o que se pede.

A) Defina e exemplifique, com uma situação cotidiana, o contínuo rural-urbano.

B) Defina e exemplifique, com uma situação cotidiana, o contínuo oralidade-letramento.

C) Defina e exemplifique, com uma situação cotidiana, grau de planejamento e monitoração estilística.


QUESTÃO 35 (Descritor: relacionar o texto ao conceito previamente apresentado.)

Assunto: Língua portuguesa: variação e mudança/procedimento de leitura/contínuos.

As concepções de contínuo rural-urbano, oralidade-letramento e grau de planejamento e monitorações estilísticas evidenciam algumas das possíveis variações a que uma língua está exposta. Qual dessas concepções teria uma relação mais direta com o trecho apresentado? Justifique a sua resposta.

QUESTÃO 36 (Descritor: relacionar texto com os seus elementos de produção.)

Assunto: Como se produz sentido/procedimento de leitura.

Antecipar o conteúdo, o destinatário previsto, o suporte e o objetivo do texto são estratégias que facilitam a leitura. Considerando o que você leu e as indicações da fonte, responda:

A) Que tipo de profissional poderia ter escrito esse texto?

B) Em que suporte o texto circulou originalmente?

C) Qual é o leitor previsto para o texto?

D) O que muda na leitura do texto, considerando-se o leitor previsto para a leitura e um aluno do ensino médio?

AS QUESTÕES 37 A 39 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VII.

TEXTO VII

“A redução da maioridade penal não resolveria os problemas do país. Ainda que muitas pessoas acreditem ser este o caminho, é evidente que ele, por si só, não resolveria o problema da criminalidade no país. Falta investimento em educação, por exemplo. E o que isso tem a ver com a maioridade penal? Tudo. A população de baixa escolaridade está mais exposta ao crime. Se o governo somar esforços para melhorar o acesso e a permanência do jovem nas escolas brasileiras, talvez o número de criminosos menores de idade diminua.”

( Revista Veja, 28/11/2007)

QUESTÃO 37 (Descritor: identificar e analisar recursos da linguagem dentro da construção do texto.)

Assunto: Ancoragem enunciativa/modalização.

Releia o primeiro período do texto. Se o verbo destacado fosse substituído por “resolverá”, haveria alteração de sentido na idéia apresentada? Justifique.

QUESTÃO 38 (Descritor: identificar e analisar processos de formação de palavras.)

Assunto: Formação de palavras.

IDENTIFIQUE o processo de formação das palavras destacadas no seguinte trecho do texto: “(...)não resolveria o problema da criminalidade no país. Falta investimento em educação, por exemplo. E o que isso tem a ver com a maioridade penal?”. Em seguida, EXPLIQUE as diferenças entre os processos de composição e os de derivação. Use exemplos de palavras do texto para fundamentar sua resposta.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 33

O professor deve avaliar se o aluno manipulou adequadamente os dados fornecidos e se o texto produzido está compatível com o gênero proposto.

QUESTÃO 34

A) Trata-se das variações de ordem rural e/ ou urbana que se manifestam em um contínuo. Assim, um texto ou uma fala pode sofrer mais ou menos influência do ambiente rural em função de diversos fatores.

B) Trata-se das variações decorrentes da influência da escrita em contextos de fala. Assim, um texto pode ser oralizado, sofrendo influência escrita ou oral, com menor nível de planejamento.

C) Trata-se do nível de planejamento, seja dos textos escritos, seja dos oralizados, considerando-se a situação discursiva.

QUESTÃO 35

O trecho do texto evidencia o conceito de grau de planejamento e monitoração estilística, uma vez que a situação discursiva é determinante do registro lingüístico a ser empregado.

QUESTÃO 36

A) Estudiosos da Língua Portuguesa, lingüistas, professores de português.

B) Originalmente, o texto fazia parte de uma coletânea de artigos intitulada “Aspectos do processo de produção”.

C) Especialistas da área da linguagem.

D) O leitor previsto tem maior domínio sobre o tema, o que permite uma compreensão mais aprofundada acerca do tema, já que há um conhecimento prévio sobre o assunto enfocado na produção.

QUESTÃO 37

Haveria alteração, pois “resolveria” sugere hipótese, no entanto “resolverá” sugere certeza.

QUESTÃO 38

Criminalidade é formada por derivação sufixal, maioridade é formada por composição por justaposição. Na derivação, há apenas uma base e a ele se acrescentam afixos; na composição, ocorre a junção de mais de uma base. O aluno deve exemplificar com vocábulos do texto.


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